sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Secretaria de Saúde de Arara realiza Segunda Campanha de vacinação contra HPV

Nesta quarta-feira dia 17 de Setembro, a secretária de saúde de Arara realizou a 2ª campanha de vacinação contra HPV, muitas adolescentes estiveram no posto de saúde de Arara onde fica o PSF II para toma a referida vacina.


No local estava presente uma equipe preparada para atendê-las e informar sobre porque se deve toma essa vacina, a equipe era formada por Vânia, Mery e Elisete, a coordenação da vacina era de Ângela.



O que é a vacina contra HPV

Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma delas dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos de HPV 16 e 18. 

A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo. 

A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2007. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero. 

A vacina contra HPV é opcional e não substitui a realização regular do exame de citologia, Papanicolaou (preventivo). 




Portal Arara
Fotos : Facebook Secretaria de Saúde de Arara

Nenhum comentário:

Postar um comentário